Esta calculadora estima onde estás na fila para receber a vacina contra COVID-19 em Portugal. 💉

É baseado em plano de vacinação lançado pelo governo de Portugal, que podes ver aqui.
Sobre ti
Idade
anos
Trabalhador ou residente de ERPI ou instituição semelhante?
Não
Trabalhador ou residente da unidade de cuidado continuado?
Não
Profissional de saúde?
Não
Profissional de serviços críticos?
Não
Profissional das forças de segurança?
Não
Profissional das forças armadas?
Não
Tens pelo menos uma destas doenças: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, DPOC ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório? Veja os detalhes aqui.
Não
Tens alguma doença desta lista?
Não
Grávida? 🤰
Não
Distribuição de vacinas
Ritmo de vacinação
Ritmo real (17/02-24/02)
/
dia
Tempo para vacinar todos
anos
Aceitação da vacina
%

Calculadora para Fila de Vacinas contra a COVID-19 em Portugal

By Aleksandra Zając, MD
Last updated: Feb 26, 2021

A pandemia da COVID-19 afetou todos os países do mundo, mudando as vidas de todos nós. Em Portugal, o número de vítimas já excedeu as 13 mil pessoas, para não falar da perda económica. Todos achamos que o vírus já está conosco há muito tempo - mas o que podemos fazer sobre isso? Uma forma mais eficaz de combater este tipo de inimigo é criar uma vacina contra isto. 💉 Muitas empresas fizeram parte da corrida para desenvolver uma vacina desde que a COVID-19 foi descoberta e algumas delas finalmente conseguiram fazê-la. 💪

Sim, por fim temos a aguardada defesa contra a COVID-19!

Há mais de 10,2 milhões de pessoas em Portugal e obviamente não é possível vacinar todas ao mesmo momento. Por isso, temos muitas perguntas como:

  • Quem estará primeiro na fila para obter a vacina?
  • Quando estará disponível para mim?

Nós criamos esta calculadora para dar todas as respostas a ambas estas perguntas cruciais. A Calculadora para a fila de vacinas contra a COVID-19 em Portugal, estima quantas pessoas estão à tua frente na fila para obter a vacina contra a COVID-19 em Portugal. Também prevê quanto tempo deves esperar pela vacinação. Ao usar a nossa ferramenta vais ter uma melhor ideia de quando podes receber a tua vacina.

Baseamos a nossa calculadora para a fila de vacinas no Plano de Vacinação, lançado pelo governo de Portugal e o provável ritmo de vacinação.

Quem irá receber primeiro a vacina? Grupos prioritários

É ótimo que agora temos vacinas contra a COVID que foram aprovadas para uso geral. Mesmo assim, ainda não é o fim da história do coronavírus. Milhões de doses tem agora de ser produzidas e administradas à sociedade. Essa é uma tarefa enorme de fabricação, logística e demora para todos os envolvidos. Isso vai levar tempo.

O Governo de Portugal anunciou três fases de vacinação para grupos prioritários - pessoas que vão obter a vacina em primeiro lugar. Vamos ver isso:

1º FASE

A partir de dezembro de 2020:

  • profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes,
  • profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços essenciais,
  • profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares,
  • profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

A partir de fevereiro de 2021:

  • pessoas de idade ≥ 50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
  • insuficiência cardíaca,

  • doença coronária,

  • insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min),

  • Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Voltar a calculadora

2º FASE (a partir de abril de 2021)

  • pessoas de idade ≥ 65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente),

  • pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes doenças:

  • diabetes,

  • neoplasia maligna ativa,

  • doença renal crónica (Taxa de Filtração Glomerular > 60ml/min),

  • insuficiência hepática,

  • hipertensão arterial,

  • obesidade,

  • outras doenças com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente em função do conhecimento científico.

Voltar a calculadora

3º FASE (em data a determinar após a conclusão da segunda fase)

  • toda a restante população elegível, que poderá ser igualmente priorizada.

Como usar a Calculadora para fila de vacinas contra a COVID-19?

Siga estes passos para calcular o seu lugar provável na fila de vacinas. A primeira seção é sobre ti:

  1. Anota a tua idade em anos. Em geral, quanto mais velho és, mais cedo vais receber a vacina.
  2. Ficas como residente ou trabalhas em ERPI (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas) ou em Unidade de cuidados continuados? Pessoas destes locais são mais vulneráveis porque passam muito tempo com muita gente em contato direto.
  3. Conta mais do teu trabalho. Os profissionais de certas áreas têm prioridade. Isso inclui forças armadas, forças de segurança e forças críticas.
  4. Responde à pergunta se tens alguma doença, pode pôr-te no lugar mais correto. Veja as listas com detalhes aqui e aqui.
  5. Por fim, conta-nos, se estás grávida (se és mulher, obviamente)? Isso não afeta o teu lugar, mas deves consultar um médico antes de tomar a vacina.

Então, vais ver o cálculo do número mínimo e máximo de pessoas à tua frente para obter a vacina contra COVID-19. Também mostramos quanto tempo irá demorar a receber as duas doses da vacina e ficar completamente protegido. Baseamos por padrão o ritmo de vacinação de 300 mil por semana, segundo o Plano de Vacinação e em 98% o de aceitação da vacina - nem todos querem vacinar-se. Se queres mudar esses parâmetros, podes fazê-lo na seção 'Distribuição de vacinas'.

Sabemos que esperar para obter a vacina pode ser frustrante. No entanto, ao dar prioridade às pessoas que correm maior risco de hospitalização e de morte, devemos ser capazes de salvar vidas rapidamente com esta fantástica arma nova contra o vírus.

Quem não deve ser vacinado?

Por agora, não é recomendado vacinar crianças menores de 18 anos. 👶👦👧

Não é surpresa nem deve levantar qualquer dúvida. Os medicamentos novos são testados em adultos em primeiro lugar. Esta contra-indicação pode mudar quando tivermos mais ensaios clínicos disponíveis.

Disclaimer

Tentamos o nosso melhor para tornar as nossas calculadoras Omni tão precisas e confiáveis quanto possível. No entanto, esta ferramenta nunca pode substituir a avaliação de um médico profissional. Consulte o seu médico antes de tomar a vacina e em caso de dúvida.

FAQ

As vacinas contra a COVID-19 são seguras?

As vacinas contra COVID-19 foram aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a sua eficácia, segurança e qualidade são garantidas. No entanto, tal como com qualquer outro medicamento, pode experimentar efeitos secundários. Geralmente, o risco dos efeitos colaterais é muito menor do que as possíveis consequências de uma infecção desagradável da COVID-19.

Estes efeitos secundários incluem: dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, dores nas articulações, febre. Algumas pessoas podem ter efeitos como vermelhidão, no local da injeção e náuseas. Geralmente estes efeitos desaparecem ao fim de 24 a 48 horas.

Quantas doses da vacina tenho de tomar?

As três vacinas aprovadas em Portugal precisam de duas doses para serem eficazes - como com quase todas as vacinas aprovadas e em desenvolvimento. O esquema de vacinação é, duas doses com 3-4 semanas de intervalo com Pfizer/BioNTech e Moderna e duas doses com até 12 semanas de intervalo com Oxford-AstraZeneca vacina.

Estou grávida ou a amamentar. Posso tomar a vacina?

Ainda não há dados relativamente à vacinação em grávidas e lactantes - o desenvolvimento de vacinas não inclui estes grupos nos ensaios clínicos. É normal no caso de drogas recentemente desenvolvidas. Ao mesmo tempo, não há informações sobre contra-indicações à vacinação durante a gravidez ou amamentação. De acordo com o CDC, as mulheres grávidas e parte de um grupo recomendado para receber a vacina COVID-19 (por exemplo pessoal da área de saúde) podem optar por ser vacinadas.

🤰 A decisão de vacinar deve ser tomada pela mulher grávida, após esclarecimento de possíveis dúvidas com o médico.

👶 Não há necessidade de interromper ou evitar a iniciação de amamentação por mulheres que receberam a vacina COVID-19.

As mulheres que planejam engravidar num futuro próximo são aconselhadas a tomar a vacina. A vacina não tem afetado a fertilidade.

Depois de me vacinar, ainda preciso de usar máscara?

Sim, precisas de usar máscara. Por agora não sabemos se as vacinas impedem infecções assintomáticas. Também não é seguro, já que protege contra a possibilidade de transmitir o vírus a outro, mesmo sem sintomas.

As máscaras e o distanciamento evitam que possam infectar outras pessoas caso sejamos portadores do vírus sem o saber. Quando mais pessoas forem vacinadas, essas restrições podem ser levantadas. Quantas pessoas? Para a gripe, especialistas dizem que a imunidade de grupo é alcançada quando cerca de 70% da população é vacinada, de modo que é a teoria utilizada atualmente para a COVID-19.

Preciso tomar a vacina se já tive COVID-19?

Sim. Se tiveste COVID-19, tens já alguma imunidade natural que vai proteger-te de ficar doente de novo. Mas algumas evidências médicas salientam que esta imunidade não dura por muito tempo. É verdade que também não estamos certos de quanto tempo a imunidade da vacina dura, mas provavelmente será melhor que a tua imunidade natural. Irá, com certeza, prolongar o tempo de proteção para ti.

Haverá vacina suficiente para todos?

Não de momento, mas eventualmente, sim. Só a Pfizer planeia produzir 1,3 bilhão de doses da sua vacina em 2021. Quando outras vacinas forem aprovadas e fabricadas, mais oferta virá para atender a demanda de todo o mundo.

Lista das mudanças

Todos os dias

  • Atualização do ritmo de vacinação.

19/02/2012

  • Atualização do algoritmo de acordo com a mudança devido à escassez de vacinas.
Aleksandra Zając, MD